O açafrão (Curcuma longa L.), é conhecido popularmente no Brasil como cúrcuma, açafrão-da-terra, açafroeira, batatinha amarela, gengibre dourada e mangarataia, neste artigo eu vou explorar os benefícios do açafrão na saúde e bem-estar do corpo.

benefícios do acafrão
Cúrcuma em pó

A cúrcuma, uma raiz da família do gengibre, é possivelmente uma das substâncias da natureza mais benéficas para a saúde humana, existem diversos benefícios do açafrão, que você nem imagina. É a especiaria que dá ao curry a cor amarela. Ela tem sido utilizada na Índia há milhares de anos como um tempero e também como erva medicinal.

Além do seu uso culinário, a cúrcuma é bastante conhecida e explorada pela medicina asiática tradicional, principalmente as medicinas tradicionais Ayurvédica e Chinesa, sendo relatado seu uso no tratamento de muitos problemas de saúde.

Recentemente, a ciência começou a apoiar o que os indianos já sabiam há muito tempo… ela realmente contém compostos com propriedades medicinais. Estes compostos são chamados de curcuminoides, dentre os quais o mais importante é a curcumina.

A curcumina é o principal componente do pigmento amarelo da Curcuma longa, que é um fitoquímico amplamente estudado que tem uma variedade de atividades biológicas.

 Benefícios do Açafrão:

Propriedades anti-inflamatórias

Acredita-se que a inflamação crônica e de baixo nível desempenhe um papel importante em quase toda doença ocidental crônica. Isto inclui cardiopatia, câncer, síndrome metabólica, mal de Alzheimer e várias doenças degenerativas.

Portanto, qualquer coisa que ajude a combater a inflamação crônica é de importância potencial na prevenção e até mesmo no tratamento destas doenças. Os estudos demonstram que a curcumina tem forte efeito anti-inflamatório. Ela é tão poderosa que se compara à eficácia de algumas drogas anti-inflamatórias.

Antioxidante

O dano oxidativo é um dos mecanismos por trás do envelhecimento e de muitas doenças. Ele envolve os radicais livres, que são moléculas altamente reativas que tendem a reagir com importantes substâncias orgânicas tais como os ácidos graxos, as proteínas ou o DNA.

Você sabia que existe diferença entre alergia e intolerância ao leite de vaca? Leia o nosso artigo sobre Alergia a proteína do leite de vaca x intolerância a lactose

A principal razão pela qual os antioxidantes são tão benéficos é que eles protegem o corpo contra os radicais livres. Acontece que a curcumina é um potente antioxidante que pode neutralizar os radicais livres devido à sua estrutura química este é apenas 1 dos vários benefícios do açafrão. A curcumina também estimula a atividade das enzimas antioxidantes do corpo.

Coração

Vários estudos sugerem que a curcumina leva a melhorias na função endotelial. Um estudo mostra que ela é tão eficaz quanto a prática de atividade física, e outro mostra que ela funciona tão bem quanto a droga atorvastatina. Mas a curcumina também reduz a inflamação e a oxidação (como discutido acima), que também é importante na cardiopatia.

Câncer

A Cúrcuma pode ajudar a prevenir (e talvez até mesmo tratar) o câncer. Os pesquisadores têm estudado a curcumina como uma erva benéfica no tratamento do câncer. Ela pode afetar o crescimento, desenvolvimento e disseminação do câncer em nível molecular.

Mal de alzheimer:

A curcumina pode ser utilizada na prevenção e no tratamento do Mal de Alzheimer.

Artrite

A artrite é uma doença comum caracterizada por inflamação articular. Muitos estudos mostram que a curcumina pode ajudar a tratar os sintomas da artrite e é, em alguns casos, mais eficaz que as drogas anti-inflamatórias. Pacientes artríticos respondem muito bem à suplementação com curcumina.

Depressão

Estudos mostram que a curcumina tem benefícios incríveis sobre a depressão, mais um dos fantásticos benefícios do Açafrão. Um estudo com 60 pacientes depressivos mostrou que a curcumina foi tão eficaz quanto o Prozac no alívio dos sintomas da depressão.

Envelhecimento e doenças crônicas

 A curcumina pode ajudar a retardar o envelhecimento e a combater as doenças crônicas relacionadas à idade.

Cápsulas de cúrcuma

Como você pode ver, o açafrão é uma boa pedida para ser adicionado no seu dia-a dia. O mais interessante é consumi-lo na forma de extrato (cápsulas). Como sua biodisponibilidade é baixa, precisaria de uma grande quantidade in natura para se obter o efeito benéfico. O ideal é acrescentar na formulação a piperina (extrato de pimenta que aumenta a absorção da curcumina em até 2.000%.)

⇒ Me conte se você gostou de aprender um pouco mais sobre os benefícios do açafrão!

⇒ Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

⇒ Não esqueça de curtir minha página no facebook!