O ômega 3 encontrado no óleo de peixe é considerado um ácido graxo essencial para nosso organismo e que só conseguimos obtê-lo através da alimentação ou suplementação. Conheça os benefícios do ômega 3 lendo este artigo.

O interesse pelo estudo do ômega 3 surgiu a partir da década de 60, quando foi observado a baixa incidência de doenças coronarianas nos esquimós da Groenlândia.

Os componentes lipídicos, especialmente os ácidos graxos, estão presentes nas mais diversas formas de vida, desempenhando importantes funções na estrutura das membranas celulares e nos processos metabólicos. Eles são necessários para manter sob condições normais, as membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.

Ômega 3 emagrece?

Sabe-se que a deficiência de ômega 3 ocasiona um estado inflamatório e persistente no seu corpo, que faz aumentar a chance de você ganhar peso, adquirir diabetes e outros problemas como a síndrome metabólica. Ele auxilia no emagrecimento porque melhora a ação da insulina (hormônio fundamental na regulação de açúcar no sangue).

Ômega 3 emagrece

Ele melhora a sensibilidade à insulina, aumenta os níveis do hormônio adiponectina, que é bom para problemas com o metabolismo, como a regulação do açúcar no sangue e processos inflamatórios.

DHA e EPA:

O ALA, que pertence e dá origem ao ômega 3, permite a formação de dois importantes ácidos graxos de cadeia longa: o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA).

O EPA relaciona-se principalmente com a proteção da saúde cardiovascular, e o DHA é considerado fundamental para o desenvolvimento do cérebro e sistema visual, associado à saúde materno infantil.

Conheça os benefícios do ômega 3

Elaborei a lista abaixo com 18 tópicos para que você conheça os benefícios do ômega 3 e começe hoje mesmo a usufruir dos benefícios deste ácido graxo:

  1. previne doenças crônico-degenerativas (Alzheimer…)
  2. ajuda no emagrecimento
  3. previne e trata doenças auto imunes ( lúpus, artrite reumatoide…)
  4. reduz a resposta inflamatória
  5. bom para a visão
  6. previne a aterosclerose e alterações cardiovasculares
  7. inibe a vasoconstrição e agregação plaquetária
  8. estimula a liberação de insulina
  9. mantém a integridade das células endoteliais
  10. participa do desenvolvimento normal da placenta e do crescimento fetal
  11. participa das funções de imunidade
  12. reduz os triglicérides séricos
  13. aumenta os níveis do colesterol HDL (colesterol bom) e diminui os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim)
  14. reduz a pressão arterial em pacientes hipertensos
  15. previne a artrite reumatóide
  16. previne a diabetes tipo 2
  17. previne diversos tipos de câncer
  18. previne a depressão

Onde podemos encontrar o ômega 3?

Este ácido graxo poliinsaturado é encontrado em peixes de águas frias e profundas, principalmente atum, salmão, truta que se se alimentam de algas ricas em ômega 3. Também é encontrado nas sementes como chia, linhaça, nozes, castanhas, hortaliças verdes (couve e brócolis), ovo. Tome cuidado pois peixes de cativeiro comem ração e assim não são ricos em ômega 3.

Você sabe que o glúten pode causar vários efeitos indesejados no nosso organismo, leia o meu artigo sobre os malefícios do Glúten na sua saúde

Melhor óleo de peixe:

Um bom óleo de peixe não pode ter cheiro forte. O ideal é que seja sem cheiro. Prefira marcas que prezam pela qualidade e que digam também no rótulo serem livres de metais pesados. Hoje em dia com a contaminação do mar, os peixes estão apresentando Mercúrio, um metal pesado prejudicial a sua saúde.

Algumas marcas que são recomendadas por profissionais da saúde:

  • Now
  • Puravida
  • Essential Nutrition
  • Forever
 Saiba que a suplementação de ômega 3 é muitas vezes indicada pois não conseguimos doses adequadas somente com a alimentação.

⇒ Me conte se você gostou de aprender um pouco mais sobre os benefícios do ômega 3!

⇒ Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

⇒ Não esqueça de curtir minha página no facebook!