Fontes de Ômega 3 e Ômega 6

As gorduras boas são os alimentos que as pessoas mais evitam com medo de engordar – elas estão nas castanhas, abacate, açaí, gergelim, entre outros. Ajudam a reduzir o apetite e a ter menos compulsão por carboidratos.

Tanto o ômega 3 quanto o ômega 6 são gorduras boas essenciais para nosso organismo. Eles não são fabricados pelo nosso corpo e assim devemos obtê-los através da alimentação.

Fontes de Ômega 3 e Ômega 6
Fontes de Ômega 3 e Ômega 6

Gorduras Boas: Ômega 3 X Ômega 6

A verdade é que ao longo do tempo a nossa alimentação foi ficando mais pobre em ômega 3 e muito mais rica em ômega 6. A relação ideal entre eles seria 1:1, mas isso é algo impossível na alimentação atual.

O ômega 6 desempenha papel importante mas seu excesso é prejudicial pois acaba por consumir o ômega 3 e causar um estado de inflamação em nosso corpo.

Para isso não acontecer devemos evitar farináceos de trigo (pães, massas, biscoitos), todos óleos vegetais soja, canola, etc.

A suplementação de ômega 3 na maioria dos casos é indicada, pois somente com a alimentação não conseguimos obter uma boa quantidade desta gordura boa.

Fontes de Ômega 3

Existem diversos alimentos que possuem ômega 3 naturalmente (principalmente os peixes), abaixo vamos conhecer alguns deles:

  • Sardinhas: Uma sardinha de peso médio (150 gramas) possui cerca de 1,7 à 2,5 gramas de ômega 3. Aqui vai uma dica sobre as sardinhas, evite as sardinhas enlatadas, pois no processo de manufatura muitos nutrientes e vitaminas presentes no peixe são perdidos no processo, se você quer comer sardinhas e não sabe como preparar pode comprar o peixe fresco e cozinhar na panela de pressão, além de ser mais saudável e natural você consegue preparar em poucos minutos.
  • Linhaça: A Farinha destas sementes trás diversos benefícios para o corpo e saúde, faz bem ao coração, ajuda a regular o intestino e por ser rica em fibras ajudam a eliminar gorduras sendo uma excelente auxiliar no emagrecimento. Além de todos esses benefícios para a saúde a linhaça possui ômega 3, cerca de 30 gramas de linhaça possuem em média 3,1 gramas de ômega 3.
  • Vegetais de folhas verdes: Não são apenas os peixes que fornecem ômega 3, diversos vegetais possuem ômega 3, entre eles: Alface, Espinafre, Brocólis, porém não possuem a mesma quantidade de ômega 3 que a sardinha por exemplo, cerca de 200 gramas de vegetais crus fornecem 0,09 gramas de ômega 3.

Fontes de Ômega 6

Ômega 6 é um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do corpo. Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, fortalece o sistema de defesa do corpo (sistema imunologico), protege e fortalece as artérias do coração e age também com ação anti-inflamatória, trata reações alérgicas e acelera a cicatrização de feridas.

Aproveite que está aqui e leia o nosso artigo sobre o óleo de peixe e Conheça os benefícios do ômega 3

São fontes de ômega 6:

  • Nozes
  • Castanhas do Pará
  • Sementes de Abóbora
  • Sementes de Girassol
  • Azeite de Oliva

Melhores Marcas de Ômega 3

Além de ser encontrado em alimentos naturais o ômega 3 também pode ser encontrado no mercado na forma de cápsulas, antes de adquirir ômega 3 em cápsulas, você precisa saber algumas coisas para adquirir um produto de qualidade.

capsulas-omega3
Capsulas de ômega 3

O óleo de peixe se não for bem armazenado sofre oxidação ou seja, perde suas propriedades benéficas e não traz benefícios. Daí a importância de se procurar por boas marcas do mercado.

Como sugestão prefira marcas de ômega 3 de boa procedência.  Abaixo deixo algumas marcas como dica.

  • Now
  • Essential Nutrition
  • Puravida

 

⇒ Me conte se você gostou de aprender um pouco mais sobre Gorduras boas!

⇒ Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

⇒ Não esqueça de curtir minha página no facebook!