A Vitamina D3 é o mais poderoso hormônio esteróide que nós temos no corpo. Apesar de morarmos em um país tropical ela se apresenta deficiente em mais de 90% da população brasileira. O corpo produz Vitamina D3 a partir do colesterol, quando a pele é exposta aos raios ultravioletas da luz solar, neste artigo você descobrirá se a falta de vitamina d3 engorda e outras informações importantes sobre esta vitamina.

falta de vitamina d3 engorda

Seu papel tem um poder muito grande, pois influencia a expressão de quase 2.000 genes e mais de 85 funções no organismo. Paralelamente ao elevado índice de pessoas com deficiência de vitamina D3 encontramos um número alarmante de obesos. E aí será que a falta de vitamina D3 engorda?

Falta de Vitamina D3 Engorda?

Cerca de 55% das mulheres brasileiras estão acima do peso ou obesas. A obesidade é uma manifestação de que seu corpo está inflamado, principalmente devido a uma alimentação ruim que está consequentemente desregulando os seus hormônios.

Sabemos que a deficiência de vitamina D3 causa dificuldade em liberar insulina do pâncreas e a níveis de receptores dificuldades desta insulina atuar. Isto vem a acarretar a RESISTÊNCIA INSULÍNICA, desta forma podemos dizer que a falta de vitamina d3 engorda.

falta de vitamina d ajuda a engordar

O alto consumo de alimentos ruins (trigo, açúcar, alimentos lights, alimentos industriais, etc), também causa resistência à insulina.  Podemos então concluir que esta RESISTÊNCIA gera uma série de doenças a médio e longo prazo (diabetes, hipertensão arterial, obesidade, triglicerídeos altos e outros problemas sérios).

Sabia que a alcachofra tem diversas vitaminas e minerais que ajudam no processo de emagrecimento? Leia o meu artigo completo sobre a Alcachofra e o emagrecimento

Em um estudo em mulheres com obesidade mórbida, constatou-se que baixos níveis de vitamina D3 no sangue ocasionam uma maior propensão a inflamação. Isso é importante porque a inflamação é um importante fator de risco para muitas doenças crônicas, inclusive a obesidade.

Outros estudos

  • Os benefícios da vitamina D3 podem ser comprovados como exemplo o estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, a suplementação de Vitamina D3 mostrou REDUZIR O RISCO DA MENOPAUSA PRECOCE.
  • A vitamina D3 desempenha um papel importante na função imune. Um dos sintomas mais comuns de deficiência é um aumento no risco de doenças ou infecções como mostraram vários estudos.
  • Outro sintoma comum de deficiência da Vitamina D3 é a fadiga excessiva e suplementar pode ajudar a melhorar os seus níveis de energia. 
  • Estudos encontraram uma relação entre a deficiência de Vitamina D3 e a dor lombar crônica.
  • Níveis de vitamina D3 inadequados podem ocasionar uma piora na recuperação após cirurgias, lesões ou infecções.
  • Em um grande estudo de observação com mulheres na menopausa ou pós-menopausa, os pesquisadores encontraram forte ligação entre níveis baixos de vitamina D e baixa densidade mineral óssea.
  • A Falta de vitamina D3 engorda.

Sintomas da falta de Vitamina D3

A forma acertiva de saber se estamos com falta de vitamina D3 no corpo é através de um exame de sangue.

cansaco sono falta de vitamina d3
Cansaço e fadiga: Sintomas de falta de vitamina d3

Os sintomas falta de vitamina D3 no nosso organismo, são entre eles:

  • Dor nas articulações
  • Dor nos ossos, nas costas
  • Contrair infecções com frequência
  •  Queda de cabelo feminino ou na condição auto-imune de alopecia areata
  • Fraqueza nos músculos
  • Fadiga mental e até mesmo depressão
  • Excesso de suor, principalmente na região da cabeça
  • Doenças inflamatórias intestinais

Deficiência de vitamina D3 e pré-disposição a doenças

Diabetes

A deficiência de vitamina D3 pode vir a acarretar a chamada RESISTÊNCIA INSULÍNICA. O pâncreas começa a ficar sobrecarregado, não consegue dar conta de produzir insulina e a glicose no sangue aumenta. Surge então a DIABETES, além de ser uma porta aberta para inúmeros outros problemas de saúde.

Depressão

Deficiência de vitamina D3 ocasiona baixa de ácido clorídrico no estômago. Isto diminui a absorção de uma série de minerais incluindo o Zinco. Este mineral é o mais concentrado no SNC, que contribui na produção dos neurotransmissores. Assim há um maior risco de desenvolver a depressão.

falta de vitamina d3 e depressão

Ela também é conhecida por sua função NEUROPROTETORA, ou seja, através de suas vias antioxidantes, consegue proteger o cérebro dos tantos efeitos negativos que níveis elevados de citocinas pró-inflamatórias (observadas em quadros depressivos) causam no órgão.

Seu papel ainda de regulador da produção e liberação da serotonina e dopamina (neurotransmissores que, quando em desequilíbrio, levam ao aparecimento de sentimentos negativos, preocupações, angústias e irritações), que estão INTIMAMENTE ligados à capacidade humana de produzir o bem estar!

Pessoas com deficiência de Vitamina D3 comumente apresentam os seguintes sintomas:

  • Desânimo
  • Tristeza
  • Irritabilidade
  • Flutuação de Humor
  • Falta de iniciativa

Doenças auto-imunes

No intestino delgado os enterócitos formam uma barreira protetora. A vitamina D3 previne a hiper permeabilidade intestinal. Se caso vazar uma proteína estranha para o sangue, irá ter a produção de anticorpos contra esta proteína. Se sua cadeia de aminoácidos for parecida com a estrutura da tireóide por exemplo irá ocasionar a Tireoidite de Hashimoto.

Na USP existe um centro de pesquisa sobre esclerose múltipla que trata a doença com altas doses de vitamina D3.

Alopecia areata é uma doença auto-imune caracterizada por grave perda de cabelos e pêlos em outras partes do corpo. Está associada ao raquitismo, que é uma doença que enfraquece enormemente os ossos, principalmente em crianças, devido à deficiência de vitamina D3.

Câncer

Baixos níveis de vitamina D3, proporciona baixos níveis de CATALICIDINA (antibiótico natural). Nosso corpo ficará mais suscetível a presença de fungos e bactérias. Aqui principalmente vale para o câncer de mama e cólon retal.

Dores e Doenças Cardiovasculares

Na infância deficiência de vitamina D3 ocasiona o raquitismo. Na vida adulta chamamos de osteomalácia (o osso fica inflamado e ocasiona dor profunda). Muitas vezes no consultório médico é confundido com fibromialgia.

falta de vitamina d3 e dor muscular

O cálcio se encontra diminuído pois sai do osso e se deposita na válvula cardíaca, coronária, carótida, aorta formando as famosas PLACAS DE ATEROMAS. Pessoas com níveis adequados de vitamina D3 estão protegidas contra doenças cardiovasculares. Ela ajuda na absorção de cálcio e a segurar este cálcio no osso junto com a vitamina k2 e magnésio.

Como aumentar o nível de vitamina D3

Sabemos que o protetor solar bloqueia predominantemente os raios UVB que são responsáveis pela produção de vitamina D3. Por isso é muito importante pegarmos sol sem protetor solar no horário do meio-dia por 15 a 20 minutos.

Níveis ideais no sangue: acima de 50 nanogramas/ml

Qual a melhor vitamina D3

Dentre as varias formas de suplementação, a mais eficiente é a vitamina D3 sublingual em solução lipofílica.

⇒ Me conte se você gostou de aprender um pouco mais sobre a vitamina D3!

⇒ Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

⇒ Não esqueça de curtir minha página no facebook!

Links Relacionados:

http://link.springer.com/article/10.1007/s11739-011-0559-x
http://www.researchgate.net/publication/229065129_Molecular_Mechanisms_of_Vitamin_D_Action/file/d912f50117bf975fd6.pdf
http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0058725
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S096007601300215X
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1568997213000402
http://care.diabetesjournals.org/content/36/5/1422.full