alcachofra emagrece

A alcachofra é bem conhecida desde a antiguidade. Os antigos gregos e romanos exaltavam seu consumo em razão de seus benefícios medicinais à saúde. Ela é bastante utilizada para  auxiliar aquelas pessoas que querem perder peso de forma saudável. Seus benefícios vão muito além disso e o seu fígado agradecerá muito se você consumir ela de forma regular. E aí você acredita que a alcachofra emagrece?

alcachofra emagrece

De nome científico Cynara cardunculus pertencente à família Asteraceae ela é uma planta herbácea, perene, oriunda da região do Mediterrâneo, sendo o seu cultivo realizado por meio de sementes.

Sua flor contém vitaminas que incluem a vitamina C, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina B6, B12, vitamina D3, E, A e vitamina K, além de sais minerais como cálcio, ferro, zinco, sódio, potássio, manganês, fósforo e zinco.

Seus fitoquímicos são representados principalmente por potentes fenólicos incluindo os flavonóides, sesquiterpenos, a luteolina, e ácidos cafeoilquínicos no qual podemos citar o ácido clorogênico e a cinarina.

Alcachofra para Emagrecer

Para tirar suas dúvidas sobre se a alcachofra emagrece ou não reuni algumas explicações científicas sobre este tema que é muito solicitado hoje em dia.

Quando aumentamos nosso peso nosso tecido adiposo branco (TAB) expande ocasionando uma hipertrofia dos adipócitos com consequente hipóxia (diminuição do aporte de oxigênio) e indução da infiltração de macrófagos.

Você é daquelas que já tentou de tudo mas não conseguiu emagrecer? Recomendo que você leia o meu artigo sobre o Por que as dietas não funcionam e o que você pode fazer para que elas sejam eficazes

Tal sequência de eventos promove a inflamação e descaracterização do tecido, que passa a secretar diversas citocinas e mediadores inflamatórios.

A luteolina, presente principalmente nos extrato seco de Cynara cardunculus é responsável por reduzir o processo inflamatório, aumentando os níveis de adiponectina (hormônio encontrado em menor quantidade em pessoas obesas).

Outros benefícios sobre o emagrecimento

  • inibe a atividade da enzima lipase pancreática
  • aumenta capacidade detoxificante (que está diminuida nos obesos)
  • laxante natural (remoção de resíduos e toxinas do corpo)

No processo de emagrecimento pode ser interessante fazer um detox quando se atinge um estágio de platô, após uma perda considerável de peso. Isso porque os compostos tóxicos tendem a se acumular no tecido adiposo do nosso corpo, e sempre que há a quebra deste tecido (emagrecimento) há, consequentemente, maior liberação desses compostos.

Alcachofra para que serve

Farmacologicamente, a planta possui ação hepatoestimulante, colagoga e colerética (atua aumentando a secreção e a produção de bile, respectivamente), hipocolesterolêmica e diurética.

Os antioxidantes contidos nas alcachofras frescas oferecem uma gama de benefícios à saúde que vão desde a prevenção do câncer e suporte ao sistema imunológico, até a proteção contra doenças cardíacas.

A cinarina é o principal ativo responsável por suas atividades colagoga e colerética. Os flavonóides presentes na planta atuam como hepatoprotetores e regeneradores das células hepáticas e sua ação diurética auxilia na eliminação de substâncias tóxicas ao organismo, conferindo propriedades destoxificantes e depurativas.

O American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que uma porção de alcachofras proporciona maiores benefícios antioxidantes por porção do que muitos outros alimentos tradicionalmente considerados antioxidantes como chocolate, mirtilo e vinho tinto.

Alcachofra e o fígado

Biological Trace Element Research: pesquisadores da Turquia  descobriram que o extrato da folha de alcachofra diminuiu os níveis de gordura no fígado. Eles descobriram também que o extrato de alcachofra administrado antes da exposição a toxinas demonstra a capacidade de prevenir lesões hepáticas.

Nutrição e Câncer: pesquisadores italianos descobriram que o extrato de alcachofra impediu o câncer de fígado em células do fígado humano.

Benefícios da alcachofra

  • ação antioxidante
  • ação colerética
  • ação colagoga
  • atividade detoxificante
  • reduz colesterol
  • ação diurética
  • ação hepatoprotetora

Alcachofra em comprimido

Seja na forma de comprimido ou cápsula (extrato seco), chá ou feita com limão, sal rosa, cúrcuma e pimenta preta. Este alimento vem ganhando cada vez mais destaque por sua propriedade digestiva, colerética, hepatoprotetora, antioxidante e colagoga.

Podemos usar extratos de alcachofra padronizados em 0,5% de ácido clorogênico, de 1 a 3 vezes ao dia, em doses que variam de 100 a 500mg comprados em uma farmácia de manipulação.

Chá de Alcachofra 

O chá de alcachofra para quem gosta também é uma excelente opção. Você deverá ferver 200mL de água, acrescentar algumas folhas de alcachofra e aguardar por volta de 5 minutos. Coe o chá e ele estará pronto para beber.

Alimentos Prebióticos

Os prebióticos são fibras que não passam pelo processo de digestão e alimentam os micro-organismos que vivem no nosso intestino multiplicando as bactérias do bem. Esses alimentos ajudam na manutenção da flora intestinal, melhora do sistema imunológico entre outros benefícios. Atualmente sabemos que desequilíbrios na microbiota intestinal podem levar à disbiose e assim, induzir à obesidade.

Abaixo estão listados alguns alimentos prebióticos onde entre eles está a alcachofra.

  • alcachofra
  • cebola
  • tomate
  • beterraba
  • alho
  • chicória
  • aspargo
  • aveia
  • banana
  • alho-poró
  • mel

⇒ Me conte se você gostou de aprender um pouco mais sobre se a alcachofra emagrece!

⇒ Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

⇒ Não esqueça de curtir minha página no facebook!