os-beneficios-do-abacate

Quanto estamos fazendo uma dieta para emagrecer, sempre recorremos as frutas como aliadas do processo de perda de peso, pois são naturais, contém poucas calorias e algumas são ricas em fibras o que ajuda a dar sensação de saciedade, mas você já pensou em aliar o abacate a sua dieta? ou sempre foge dele por ser muito gorduroso e calórico. Você sabe quais são os benefícios do abacate?

os-beneficios-do-abacate

O Abacate é rico em lipídeos, que além de auxiliar na absorção de vitaminas (A, D, E e k), ajudam a manter a saciedade, sendo um ótimo auxiliar na dieta.

 

Vamos quebrar o mito de que o abacate engorda e faz mal e conhecer todos os benefícios do abacate para nossa saúde, conhecer as propriedades naturais dele e como ele pode lhe ajudar no processo de emagrecimento e a manter-se no peso ideal.

De onde vem o abacate?

Vamos começar conhecendo melhor esta fruta originária do méxico e de alguns países da america central, o abacate é uma fruta que tem seu cultivo durante todo o ano no Brasil e encontramos facilmente na maioria das feiras de frutas e em alguns mercados quase sempre in-natura, embora algumas indústrias vendam o abacate em polpa ou descascado congelado.

Quantas calorias tem o abacate?

Um Abacate de tamanho médio com 300 g de polpa tem cerca de 450 calorias, 40 gramas de gordura, 6 gramas de proteínas e aproximadamente 20 gramas de fibras.

Com as informações acima podemos notar que o abacate é uma fruta que tem muita gordura e altamente calórico, porém o que você não sabe é que aproximadamente 70% das gorduras do abacate são monoinsaturadas ou seja são “gorduras boas”, as gorduras boas são apenas um dos benefícios do abacate.

As gorduras do abacate

As gorduras monoinsaturadas tem diversos benefícios para o nosso corpo, a principal delas e reduzir os níveis de colesterol ruim no nosso sangue (LDL-Colesterol) sem prejudicar os níveis de colesterol bom (HDL-Colesterol).

Além das gorduras boas o abacate é rico em algumas vitaminas como a vitamina A, B, C  e E, além de ser fonte de  fósforo, potássio, magnésio e zinco.

Podemos concluir que o abacate é uma fruta calórica, porém os benefícios do abacate são inúmeros, além de tratar o colesterol ruim, o abacate possui propriedades que podem tratar e prevenir doenças cardiovasculares, os benefícios do abacate vão além de tratar o bom colesterol, vamos ver algumas maneiras de como consumir o abacate.

Como consumir o abacate

O abacate é uma fruta muito versátil, pode ser consumida de várias maneiras sem perder seus benefícios. O abacate pode ser consumido in-natura (descascado e amassado) por ser uma fruta adocicada não é necessário acrescentar açucar ou adoçante.

vitamina de abacate

Veja outras formas de utiliza-lo sem perder os benefícios do abacate, entre elas:

  • In-natura na salada
  • Em forma de vitamina batido com leite
  • Cortado em pequenos pedaços misturado nas refeições
  • Em pedaços com aveia e mel
  • Em forma de pasta para ser consumido como recheio de sanduíche

Você pode incluir o abacate em diversas receitas sem perder nenhum dos seus benefícios, por falar neles, vamos conhecer alguns dos seus melhores benefícios.

Os Benefícios do abacate

Como vimos acima o abacate é um alimento funcional e rico em gorduras boas, mas os benefícios do abacate não se resumem a reduzir o colesterol ruim, existem outros diversos benefícios nesta fruta.

Vamos listar os 5 melhores benefícios do abacate para nossa saúde, descubra agora como o abacate não é o vilão que você pensava.

Propriedades anti-inflamatórias

Este benefício está diretamente ligado ao efeito do abacate sobre o colesterol bom (HDL), encarregado de proteger nossoas veias e artérias, além de ajudar na dilatação de diversas artérias o que “alivia” a dor causada por inchaços e vermelhidões causados por diversas doenças.

anti-inflamatorio

Graças a Vitamina E, o abacate possui este poder anti-inflamatório, pois é a vitamina E que ajuda as gorduras a criar este poder anti-inflamatório.

Se você sofre com doenças circulatórias, reumatismo ou até mesmo artrose, deveria começar hoje mesmo a incluir o abacate na sua dieta e na sua alimentação diária, ele pode ajudar e muito a tratar e aliviar as dores causadas por estas doenças.

As propriedades anti-inflamatórias são um dos melhores benefícios do abacate.

Auxilia a controlar o apetite

O abacate é rico em fibras, 100 gramas de abacate contém em média 8 gramas de fibras, o que auxilia a inibir e reduzir o apetite, um excelente aliado quando estamos de dieta e precisamos controlar a ingestão de alimentos.

Além de aumentar o risco de diabetes, exagerar no açúcar pode lhe causar muitos outros problemas de saúde. Descubra tudo agora no artigo Os Malefícios do Açúcar na Sua Saúde

Além de auxiliar a controlar o apetite as fibras ajudam a regular as atividades intestinais, o que auxilia no processo de emagrecimento e melhora as funções do nosso organismo.

Outro ponto positivo das fibras é reduzir as chances de picos de glicemia e insulina, a glicemia e a insulina são responsáveis por gerar aquela sensação de não-saciedade e fome constante, reduzir picos deles no organismo ajuda a controlar o apetite, você imaginava que os benefícios do abacate poderiam te ajudar a emagrecer com saúde?

Melhora a nossa visão

A Vitamina A presente no abacate contribui para manutenção e melhora da nossa visão protegendo as nossas córneas, que são responsáveis por controlar a entrada de luz nos nossos olhos.

abacate melhora a visao

Deficiência de vitamina A pode causar dificuldade em enxergar em locais com pouca luz e em casos mais extremos pode causar cegueira parcial ou permanente.

Regula o nosso intestino

Como vimos acima o abacate é um alimento funcional que ajuda a controlar o apetite, outro benefício das fibras presentes no abacate é regular o fluxo intestinal, se você sofre com problemas intestinais pode consumir o abacate in-natura diariamente para regular o trabalho dos intestinos.

Trata e auxilia a retardar o envelhecimento da pele

As Gorduras boas presentes no abacate e a abundância de vitaminas, contribui para manutenção da hidratação da pele, ajudando assim a manter a pele sempre jovial. Os nutrientes do abacate também ajudam a manter a elasticidade da pele evitando o temido envelhecimento precoce, causado muitas vezes pela exposição prolongada aos raios solares.

cuidar-da-pele

Um dos componentes presentes nos lipideos do abacate é o ácido oleico, este ácido age melhorando a capacidade de recuperação da pele quando sofre ferimentos, outro benefício deste ácido é controlar a criação de sebo pelas glândulas da pele, isso contribui para melhora de problemas de pele oleosa e acnes.

Você não imaginava que uma fruta tão simples e barata como o abacate poderia ter tantos benefícios, estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios do abacate.

⇒ Me conte se você gostou de aprender um pouco mais sobre os benefícios do abacate!

⇒ Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

⇒ Não esqueça de curtir minha página no facebook!