maleficios-do-acucar-e-diabetes

Consumir açúcar em excesso é um dos maiores problemas da vida e alimentação modernas, hoje em dia nós não nos preocupamos em controlar o açúcar que ingerimos e ele está presente em grande quantidade nos alimentos industrializados.

excesso-de-acucar

Os malefícios do açúcar para o nosso organismo são enormes, consumir açúcar em excesso abre portas para inúmeras doenças e complicações para a nossa saúde.

Os Malefícios do açúcar

Um dos malefícios do açúcar é com certeza o risco aumentado de diabetes, mas o que você não deve saber é que o açúcar em excesso também contribui para outras doenças graves. Neste artigo eu vou te mostrar o quanto o açúcar pode ser prejudicial a sua saúde.

Excesso de açúcar causa doenças no fígado

Um dos malefícios do açúcar é aumentar as chances de doenças no fígado, se você consome muito açúcar saiba que está correndo risco de desenvolver uma doença hepática não alcoólica.

Todos sabemos que o excesso de álcool no fígado pode causa uma doença conhecida como cirrose hepática que causa um grande acúmulo de gordura no nosso fígado, porém a frutose, açúcar presente nas frutas, quando é consumido em excesso sobrecarrega o fígado.

Um dos maiores riscos dessa doença é que em alguns pacientes ela não mostra quaisquer sintomas e pode permanecer silenciosa por muito tempo este é realmente um dos grandes malefícios do açúcar.

Açúcar: Vilão para os dentes

Nós sempre ouviamos nossas mães dizendo para não exagerar nos doces pois eles faziam mal para os dentes, não é novidade que o açúcar é um grande vilão da saúde bucal.

Os malefícios do açúcar para os dentes estão relacionados a quantidade de energia que ele produz, particulas dessa energia que ficam na boca são facilmente digeridos por bacterias que causam um enorme estrago no nosso sorriso, principalmente por “derreter” o esmalte dos dentes.

Muito açúcar no sangue e resistência a insulina

Um dos grandes malefícios do açúcar é quando ele está em excesso no nosso sangue. A Insulina (hormônio necessário para o correto funcionamento do nosso organismo) auxilia o açúcar presente no sangue a entrar nas células. Isso ocorre para que nosso organismo queime o açúcar e gere energia.

Além de poder causar uma resistência do organismo a insulina, causando mal funcionamento dele e tornando a insulina ineficiente.

Existem diversos alimentos e suplementos que podem nos ajudar a emagrecer, descubra agora se o Óleo de coco emagrece?

Porém um dos malefícios do açúcar na nossa corrente sanguínea é que quando ele está em excesso torna-se tóxico e as células tornam-se ineficientes e acabam ficando sobrecarregadas para queimar o excesso de açúcar, este excesso de açúcar circulando no sangue pode causar sérias complicações além da diabetes pode causar também doenças relacionadas a visão.

Diabetes e os efeitos do açúcar no organismo

Diretamente ligado ao excesso de açúcar no sangue está um dos maiores malefícios do açúcar, o risco de desenvolver diabetes.

Diabetes é uma doença caracterizada pelo acúmulo/excesso da substância glicose na corrente sanguínea, e uma das causas é a deficiência na produção de insulina pelo pâncreas.

maleficios-do-acucar-e-diabetes

Além disso como vimos o excesso de açúcar no sangue produz uma resistência nas células ao efeito da insulina. Atualmente no Brasil este é um cenário cada vez mais comum, que se fosse tratado com mais seriedade pela população poderia evitar sérios problemas de saúde.

O Excesso de açúcar é o criador de um organismo totalmente passivo do desenvolvimento de diabetes, por isso você deve evitar alimentos ricos em açúcar, principalmente os industrializados, ao longo do tempo os malefícios do açúcar se tornam cada vez mais graves para a sua saúde.

Excesso de açúcar e obesidade

Um dos piores malefícios do açúcar depois do risco de diabetes é o “vício” que ele causa nas pessoas, quanto mais você consome alimentos ricos em açúcar mais vontade de consumi-los você terá, isso está relacionado aos altos níveis de dopamina que o organismo libera toda vez que consumimos açúcar.

De fato o açúcar pode viciar assim como o cigarro ou álcool, a dopamina nos proporciona aquela sensação de “recomensa” e isso causa uma dependência do consumo de alimentos ricos em açúcar, tal fato contribui para a obesidade.

Estes malefícios do açúcar estão diretamente relacionados ao risco de obesidade, principalmente pelo consumo exagerado de doces e alimentos industrializados ricos em açúcar e gorduras ruins.

Tudo em excesso faz mal, para alimentos isso não seria diferente, você não precisa parar de consumir açúcar mas deve controlar o seu consumo nos alimentos.

Você é daquelas que tem dificuldade para parar de comer doces? Não resiste a um doce no lanche da tarde e sempre ataca aquele prato de brigadeiro nas festas?

Você alguma vez ouviu falar na Gymnena silvestre? Saiba que esta planta é ideal para você que não consegue de jeito algum ficar sem doce e acaba sofrendo com esta situação. Ela também poderá lhe ajudar a perder peso sendo uma excelente coadjuvante no tratamento da obesidade.

Gymnema silvestre

O que é Gymnema silvestre?

De origem indiana a Gymnena silvestre é uma planta que tem ação adstringente, estomáquica, tônica e refrescante. Tem também ação estimulante sobre a produção de
insulina e ação diurética. Mais recentemente, o seu uso tem sido experimentado no tratamento da obesidade, por seu efeito redutor do sabor doce, que dura de 1 a 2 horas.

Gymnena silvestre emagrece?

Ela tem sim o poder de inibir a gordura corporal e aumentar a termogênese, o que gera a perda do excesso de peso e controle do apetite, principalmente em relação à vontade de ingerir açúcar.

Parar de comer doces pode te ajudar a emagrecer, a algum tempo eu escrevi um artigo completo sobre o Fucoxantina um poderoso suplemento que ajuda a emagrecer

Gymnena silvestre para que serve

1) Diabetes

A Gymnema silvestre é capaz de diminuir a glicose no sangue, estimulando a liberação de insulina.

2) Obesidade

A Gymnema silvestre é indicada para auxiliar  indivíduos obesos, particularmente aqueles que desenvolveram a diabetes (tipo II) na maturidade. Melhorando a sensibilidade do organismo a insulina e corrigindo a resistência insulínica, ela pode reduzir a gordura corporal e aumentar a termogênese, mecanismo auxiliar na perda de peso.

Além disso, o efeito insulinotrópico da Gymnema sylvestris pode levar a um efeito redutor de
apetite, incluindo a diminuição do apetite por doces.

Gymnema silvestre

Dose e posologia

A dose de Gymnema silvestre extrato seco (75%) é de 50 a 100mg 2 vezes ao dia, meia hora antes do almoço e do jantar podendo chegar até 400mg ao dia.

Precauções

Administrar com cautela em indivíduos diabéticos ou predispostos a hipoglicemia

Reações Adversas

Em doses altas, observou-se náuseas e vômitos.

Interações Medicamentosas

Teoricamente a Gymnema silvestre pode interagir aditivamente com a insulina e outros agentes hipoglicemiantes.

⇒ Me conte se você gostou de aprender um pouco mais sobre os malefícios do açúcar!

⇒ Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

⇒ Não esqueça de curtir minha página no facebook!