O gengibre está entre as especiarias mais saudáveis e versáteis do mundo, ele é rico em nutrientes e compostos bioativos que possuem poderosos benefícios para o seu corpo e o cérebro, neste artigo nós vamos ver os benefícios do gengibre, na sua saúde e como você pode consumir esta especiaria.

os benefícios do gengibre

Os Benefícios do Gengibre

O gengibre é uma planta com flor de que se originou na China. Pertence a família Zingiberaceae, e está intimamente relacionado com o açafrão, vamos conhecer um pouco os benefícios do gengibre.

O rizoma (parte subterrânea da planta) é a parte usada como um tempero. Isso é muitas vezes chamado de raiz de gengibre ou simplesmente gengibre.

O gengibre tem uma longa história de uso em várias formas de medicina alternativa. Entre os principais benefícios do gengibre estão:

  • Ajudar a digestão;
  • Reduzir náuseas;
  • ajudar a combater a gripe e o resfriado comum.

O gengibre pode ser utilizado de forma in natura, seco, ralado, em pó, ou como um óleo ou suco, e, às vezes, adicionado a alimentos processados e de produtos cosméticos. É um ingrediente muito comum em receitas.

1. O gengibre Contém Gingerol, Substância Com Poderosas Propriedades Medicinais

A fragrância única e o sabor de gengibre, vêm de seus óleos naturais, o mais importante dos quais é o gingerol.

Gingerol é o principal compostos bioativos no gengibre, responsável por grande parte de suas propriedades medicinais, o Gingerolcontém um dos principais benefícios do gengibre. Ele possui um poderoso anti-inflamatório e antioxidante.

2. O gengibre Pode Tratar Náuseas e o Enjôo Matinal

O gengibre tem um efeito positivo no tratamento de náuseas e enjôos. Se você tem histórico de doenças relacionadas a náusea e enjôo pode utilizar o gengibre como forma de tratamento.

Um dos benefícios do gengibre é no alívio de náuseas e vômitos após a cirurgia, e em pacientes com câncer submetidos a quimioterapia. Mas pode ser mais eficaz para reduzir o enjôo durante a gravidez, principalmente os enjôos matinais.

enjoo na gravidez

De acordo com uma revisão de 12 estudos que incluíram um total de 1.278 mulheres grávidas, 1,5 gramas de gengibre pode ajudar a reduzir significativamente os sintomas de náuseas.

Embora o gengibre seja considerado seguro, fale com o seu médico antes de tomar grandes quantidades se você está gestante, embora existem diversos benefícios do gengibre é necessário tomar certos cuidados.

3. O gengibre Pode Reduzir a Dor Muscular

O Gengibre é um excelente aliado para tratar dores musculares, principalmente aquelas decorrentes de atividades físicas extremas. Em um estudo, o consumo de 2 gramas de gengibre por dia, durante 11 dias, reduziu significativamente a dor muscular em pessoas realizando exercícios aeróbicos e musculação.

O gengibre não tem um impacto imediato, mas um dos benefícios do gengibre é que ele pode ser eficaz na redução da dor muscular do dia-a-dia. Estes efeitos são decorrentes das propriedades anti-inflamatórias do gengibre.

4. Os Efeitos Anti-Inflamatórios Podem Ajudar Com Osteoartrite

A osteoartrite é um problema de saúde comum, ela envolve a degeneração das articulações do corpo, levando a sintomas como dor articular e rigidez.

Em um estudo clínico controlado de 247 pessoas com osteoartrite do joelho, o grupo que tomou extrato de gengibre teve menos dor e menor necessidade de medicação para a dor.

Nem todas as gorduras são ruins para o nosso corpo, existem diversas gorduras boas como o ômega 3 e 6, leia o nosso artigo e descubra os benefícios desta gordura

Outro estudo descobriu que a combinação de gengibre, canela e óleo de gergelim, pode reduzir a dor e rigidez em pacientes com osteoartrite, quando aplicada topicamente, este é um dos inúmeros benefícios do gengibre.

5. O Gengibre auxilia a reduzir o açúcar no sangue e reduz os riscos de doenças cardíacas.

Existem estudos recentes que indicam que o gengibre além do poder anti-inflamatório tem propriedades anti-diabéticas, pois auxilia a reduzir a glicose do sangue.

Um estudo realizado em 2015 com 41 participantes diabeticos tipo 2, mostrou que consumir 2 gramas de gengibre em pó diariamente ajudou a baixar o índice de glicemia em 12%.

gengibre em pó

Ele também melhorou drasticamente os valores de HbA1c (um marcador de longo prazo para níveis de açúcar no sangue), levando a uma redução de 10% sobre o período de 12 semanas, mostrando ser mais um dos benefícios do gengibre.

6. O Gengibre Pode Ajudar A Tratar A Indigestão Crônica

A indigestão crônica (dispepsia) é caracterizada por recorrentes dores e desconforto na parte superior do estômago. Acredita-se que o atraso no esvaziamento do estômago é um grande condutor de indigestão.

Curiosamente, o gengibre tem se mostrado um acelerador para o esvaziamento do estômago em pessoas com esta doença. Depois de comer sopa, o gengibre reduziu o tempo necessário para que o estômago vazio, de 16 para 12 minutos.

Em um estudo de 24 pessoas saudáveis, consumir 1,2 gramas de gengibre em pó antes da refeição acelerou o esvaziamento do estômago por 50%, mostrando que um dos benefícios do gengibre é tratar a indisgestão.

7. Gengibre Em Pó, Pode Reduzir Significativamente A Dor Menstrual

Dor Menstrual (dismenorréia) refere-se a dor sentida durante o ciclo menstrual de uma mulher.

Um dos usos tradicionais de gengibre é para o alívio da dor, incluindo a dor menstrual.

Em um estudo, 150 mulheres foram instruídas a tomar 1 grama de gengibre em pó por dia durante os 3 primeiros dias do período menstrual. O Gengibre conseguiu reduzir a dor efetivamente com eficácia semelhante aos efeitos do ibuprofeno.

8. O Gengibre Pode Reduzir Os Níveis De Colesterol

Níveis elevados de lipoproteínas LDL (o colesterol “ruim”) estão associadas a um risco aumentado de doença cardíaca. Os alimentos que você come pode ter uma forte influência sobre os níveis de LDL.

gengibre termogenico

Em 45 dias de estudo, com 85 indivíduos com colesterol elevado, 3 gramas de gengibre em pó causaram reduções significativas na maioria dos marcadores de colesterol. Isto é apoiado por um estudo de hipotireoidismo realizado em ratos, onde o extrato de gengibre reduziu os níveis de LDL, o colesterol de uma forma semelhante como os medicamentos para baixar o colesterol.

Ambos os estudos também mostraram reduções no colesterol total e triglicérides no sangue.

9. O gengibre Contém uma Substância Que Pode Ajudar a Prevenir Câncer

O câncer é uma doença muito grave, que é caracterizada pelo crescimento descontrolado de células anormais. O Extrato de gengibre tem sido estudado como uma alternativa de tratamento para várias formas de câncer.

As propriedades anti-câncer são atribuídos 6-gingerol, substância que é encontrada em grandes quantidades no gengibre. Em um estudo com 30 pessoas, 2 gramas de extrato de gengibre por dia reduziu significativamente às moléculas pró-inflamatórias sinalizadoras no cólon.

Há alguns estudos ainda que limitados, evidências de que um dos benefícios do gengibre é que ele pode ser eficaz contra o câncer de pâncreas, câncer de mama e câncer de ovário.

10. O gengibre Pode Melhorar a Função Cerebral e Proteger Contra a Doença de Alzheimer

O estresse oxidativo e a inflamação crônica pode acelerar o processo de envelhecimento.

Eles são responsáveis por estar entre os principais motores da doença de Alzheimer e relacionados com a idade, o declínio cognitivo.

Alguns estudos em animais sugerem que os antioxidantes e compostos bioativos na gengibre pode inibir as respostas inflamatórias que ocorrem no cérebro.

Há também algumas evidências de que o gengibre pode melhorar a função cerebral diretamente. Em um estudo realizado com 60 mulheres de meia-idade, extrato de gengibre melhorou o tempo de reação e memória de trabalho.

Há também inúmeros estudos em animais mostrando que um dos benefícios do gengibre é proteger contra os efeitos do envelhecimento na função cerebral.

Para que serve o chá de gengibre?

O Chá de gengibre pode proporcionar diversos benefícios quando ingerido com frequência, este chá termogênico pode auxiliar no processo de emagrecimento e fornecer outros diversos benefícios a sua saúde.

chá de gengibre

Veja abaixo alguns dos principais benefícios do chá de gengibre:

  • Anti-inflamatório
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Anti-oxidante
  • Acelera o metabolismo, auxiliando no processo de queima de gordura
  • Ação termogênica
  • Atua como diurético

Como preparar o chá de gengibre?

O chá de gengibre pode ser preparado de forma de simples, em alguns minutos e pode ser acondicionado na geladeira por até um dia

Ingredientes

  • 1 Litro de Água
  • 2 Colheres de gengibre ralado
  • 1/4 de um limão espremido

Modo de preparo

Ferva a água e quando ela atingir o ponto de ebulição (comecar a soltar bolhas do fundo da panela), adicione o gengibre e o suco de limão, deixe ferver por 5 minutos, apague e coe o chá, beba ele ainda quente.