manteiga ghee

O que é manteiga ghee ?

A Manteiga Ghee é uma manteiga tradicionalmente indiana, utilizada na culinária do dia-a-dia dos indianos.

manteiga ghee

A Manteiga ghee é uma manteiga altamente pura, pois no processo de preparo são retirados elementos como resíduos lácteos e algumas toxinas e gorduras do leite são removidas.

Manteiga ghee como fazer

Fazer manteiga ghee em casa é bem fácil e você pode fazer em pouco tempo sem necessidade de equipamentos especiais, neste artigo vamos aprender como fazer manteiga ghee em casa e quais são os benefícios da manteiga ghee para a saúde.

As pessoas que são intolerantes à lactose devem ter cuidado ao adicionar o ghee para a sua refeição porque o ghee é feito a partir de manteiga e manteiga vem do leite.

Como fazer a manteiga ghee em casa

manteiga ghee na panela

Nesta receita nós usaremos a manteiga sem sal para fazer o ghee. O Ghee é o resultado do aquecimento da manteiga até um ponto em que que o leite e outros sólidos são separados e sobra um líquido de cor amarelo vivo este é o ghee ou manteiga ghee.

INGREDIENTES (para produzir em média 5 xícaras de manteiga ghee)

  • 1,5 kg de manteiga sem sal (em média 6 potes de 250g de manteiga)

MODO DE PREPARO

Em uma panela funda, adicione a manteiga e cozinhe em fogo baixo, até que toda manteiga derreta, logo você verá que vai começar a aparecer uma espuma branca nos cantos da panela.

A medida que a manteiga esteja totalmente derretida a espuma se tornará mais densa e a manteiga começará a ferver.

Enquanto a espuma se formar mexa com uma espátula, isso ajudará a diluir a espuma. Deixe a manteiga ferver e mantenha a chama do fogão baixa. Em breve você verá que algumas bolhas começarão a surgir na superfície do líquido e estourarão rapidamente.

De 5 a 10 minutos, os sólidos de leite começarão a coalhar e se separar, e na superfície começará a surgir um líquido amarelo ouro este é o ghee. Uma vez que os sólidos de leite fiquem no fundo da panela o ghee subirá totalmente.

Quer mais dicas de saúde e bem-estar? Veja os nossos outros artigos com dicas para ter uma vida mais saudável.

Deixe esfriar, enquanto isso prepare uma tigela com uma peneira coberta com pano de algodão. Uma vez que o líquido esfrie um pouco o ghee passará através do filtro e os sólidos do leite serão retidos no pano de algodão fazendo com que o ghee seja coado na tijela.

armazenando a manteiga gheeApós coar totalmente passe o líquido coado para um frasco com tampa e guarde em um local ventilado, mas se você preferir poderá refrigerar a manteiga ghee.

A manteiga ghee tem um prazo de validade maior que a manteiga normal.

Valor Nutricional da Manteiga Ghee

A Manteiga Ghee é composto principalmente de gorduras, mas também contém altos níveis de vitamina A, vitamina E, e vitamina D.

Embora muitas pessoas pensam que a gordura como um elemento contra-indicado para a dieta, o corpo precisa de gordura para funcionar.

O ômega-3 (gorduras monoinsaturadas) é uma destas formas saudáveis de gordura, estes são  encontrados na manteiga ghee, além de outros ácidos graxos, como o ácido linoleico conjugado e butílico, todos estes tem benefícios para a saúde do corpo.

Manteiga ghee e os benefícios para a saúde

Os benefícios da manteiga ghee para a saúde incluem a sua capacidade de proteger o nosso sistema gastrointestinal, equilibrar os níveis de colesterol, fornecer mais energia, reduzir a inflamação nas articulações, eliminar certas alergias, ajuda você a se proteger de diversas doenças crônicas, melhorar a sua saúde ocular, fortalecer seu sistema imunológico, e até mesmo prevenir certos tipos de câncer.

Vamos dar uma olhada mais nos benefícios da manteiga ghee para ver o que ele realmente contribui para a saúde humana.

Aumenta a Energia

A ampla gama de gorduras que compõem a manteiga ghee inclui meio de cadeia de ácidos graxos, que são muito úteis para o corpo e pode ser processada pelo fígado e queimadas como energia, não passando no tecido adiposo ou que contribuem para o ganho de peso.

Para os atletas ou outras pessoas, com consumo alto de energia e estilos de vida, a manteiga ghee pode fornecer a energia necessária que você pode precisar para as atividades do dia.

Saúde Do Coração

Embora a maioria das pessoas associam a manteiga com a gordura e um declínio na saúde do coração, a rica variedade de gorduras na manteiga ghee podem fornecer um impulso saudável para o coração.

saude do coração e a manteiga ghee

Omega-3 e os ácidos gordos podem ajudar a diminuir seus níveis de colesterol ruim e proporcionam um equilíbrio energético para sua ingestão de gordura.

Reduz Inflamações

A Manteiga ghee possui ácido butírico, que é um dos mais benéficos ácidos graxos de cadeia curta que o corpo precisa.

O Ácido butírico em pesquisas recentes mostrou que é efetivo para realmente diminuir a inflamação do corpo, especialmente no trato gastrointestinal.

Elimina Os Radicais Livres

Os benefícios para a saúde da vitamina A são amplamente divulgados, e o poder de carotenoides em termos de eliminação de radicais livres no corpo são extremamente valiosas. Quando você adiciona a capacidade antioxidante do ácido linoléico e ácido butírico para o poder da vitamina A contida na manteiga ghee, você tem um poderoso anti-câncer  que pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo em todo o corpo.

Ajuda a cuidar dos olhos

Os elevados níveis de vitamina A no ghee são ideais para proteger a saúde dos olhos. Carotenóides são antioxidantes que são especialistas na eliminação e neutralização dos radicais livres que atacam as células, impedindo a degeneração macular e o desenvolvimento de catarata.