Chegar na maturidade com saúde e qualidade de vida é o que todos almejam. Porém o que vemos na grande maioria são pessoas envelhecendo mal, com doenças crônicas, perda da beleza natural, com dores e com deteriorização das capacidades mentais. Uma coisa que chama muita a atenção é que uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde de 2018 constatou que mais de 55% da população está acima do peso, mesmo praticando mais exercício físico e fumando menos..

As boas escolhas que fizemos no dia a dia são fundamentais para prevenir danos e doenças que associamos ao envelhecimento. Hoje sabemos que a genética que herdamos determina no máximo 20% de como envelhecemos e se vamos ou não manifestar certas doenças.

Café: Uma bebida saudável

Diversos estudos recentes tem apontado o café como uma bebida benéfica para a nossa saúde e considerada pró-longevidade. Esse efeito se deve a compostos como ácidos clorogênicos, cafeína, antioxidantes entre outros. Beber 1 xícara de café ao dia:

  • Diminui em 22% o risco de se ter cirrose;
  • Diminui em 18% o risco de câncer no fígado, endométrio, boca e faringe;
  • Previne doenças neurológicas como demência e alzheimer;

O ideal para se obter os efeitos benéficos do café é que sua torra seja média ou suave, evitando-se a torra mais escura devido a carbonização de suas substâncias mais benéficas. Claro que existem exceções. Existem pessoas que não metabolizam bem o café. Possuem uma metabolização lenta. Daí a quantidade e horários devem ser controlados. Mas a grande maioria pode ter no café um aliado para melhorar sua saúde e prevenir doenças.

Um erro que muitas pessoas cometem é adicionar açúcar ao café. O açúcar é uma droga literalmente e uma das mais viciantes. Quanto mais você come mais você irá querer. Sem contar que açúcar é um dos principais aceleradores do envelhecimento das células e tecidos do corpo e também do aumento de peso. Então aconselho você fortemente a diminuir seu consumo de açúcar diário. Sua saúde agradece.